Actividades do Ensino Experimental das Ciências no 1.º CEB do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
O que será que faz deslocar o balão?
Hoje, 26 de novembro, o professor Hermínio veio à nossa escola realizar uma experiência nova,
intitulada “o que será que faz deslocar o balão”.
Começou por perguntar quem é que sabia como se deslocava.
Nós demos várias respostas oralmente e escrevemos na ficha de trabalho a nossa
opinião.
Em seguida, falamos do material necessário para a realização
da experiência.
Dois meninos pegaram nas pontas de um fio, meteram o fio
numa palhinha e, a esta, colou-se um balão cheio de ar. O professor, que segurava
no balão, soltou-o e ele deslocou-se pelo fio no sentido oposto à saída de ar.
Com esta experiência, verificamos que foi o ar que estava
dentro do balão, sobre pressão, que ao sair fez deslocar o balão.
Foi uma experiência muito interessante e gostamos muito!
Sofia Miguel
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Ciências na escola
No passado dia trinta, uma professora nova entrou na nossa sala.
Nós estávamos um bocado nervosos porque não a conhecíamos.
Passado uns minutos ela apresentou-se, disse que se chamava Adosinda e que era professora de ciências.
Depois de a conhecermos deu início a aula. Primeiro deu-nos uma ficha e de seguida começou a matéria. Falamos sobre a luz, as cores, a água e o arco-íris.
Ela mostrou-nos como se podia fazer um arco-íris com uma tina, água, uma lanterna e um espelho.
Quando já estava tudo pronto a nossa turma e até as professoras fizeram várias formas coloridas.
Eu adorei as ciências.
Lara Filipa 4º B
O que faz deslocar o balão?
Os foguetes voam a partir da propulsão, que é explicada pela 3ª terceira
Lei de Newton: “para cada ação há uma reação igual e oposta”. Ou seja,
no foguete, quando os gases do combustível queimado são impulsionados
para fora, ao mesmo tempo, a nave é impulsionada para cima. Na nossa
experiência, quando o ar sai, essa mesma força impulsiona o balão na direção contrária.
Material necessário para a experiência:
1 pedaço de fio comprido
1 palhinha
1 balão
1 mola da roupa, Fita-cola
Procedimento:
1—Enfia uma ponta do fio no buraco da palhinha de um lado ao outro.
2—Ata uma das extremidades a uma perna da cadeira, por exemplo.
3—Cola a outra ponta do fio a uma parede perto do tecto, do outro lado da sala.
4—Enche o balão, torce-lhe o “pescoço” e prende-o com uma mola da roupa, de forma que o ar não saia.
5—Usa duas tiras de fita-cola para prender o balão à palhinha, ficando a mola voltada para a cadeira.
6—Mantendo o “pescoço” do balão apertado, retira a mola. Solta o balão e deixa o foguetão subir.
Material necessário para a experiência:
1 pedaço de fio comprido
1 palhinha
1 balão
1 mola da roupa, Fita-cola
Procedimento:
1—Enfia uma ponta do fio no buraco da palhinha de um lado ao outro.
2—Ata uma das extremidades a uma perna da cadeira, por exemplo.
3—Cola a outra ponta do fio a uma parede perto do tecto, do outro lado da sala.
4—Enche o balão, torce-lhe o “pescoço” e prende-o com uma mola da roupa, de forma que o ar não saia.
5—Usa duas tiras de fita-cola para prender o balão à palhinha, ficando a mola voltada para a cadeira.
6—Mantendo o “pescoço” do balão apertado, retira a mola. Solta o balão e deixa o foguetão subir.
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
O AR
O ar está presente em todo o lugar sobre a superfície da Terra. Ele
ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da terra que não
esteja preenchido por um líquido, sólido ou outros gases. Ele é
importante para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto
animais quanto vegetais.
Não é difícil entendermos as propriedades dessa substância que não a podemos ver, mas que é vital para a nossa sobrevivência. Sabemos e podemos facilmente demonstrar, através de experiências simples, que o ar pode ser sentido, ocupa espaço, tem peso, exerce pressão e pode até expandir-se.
Não é difícil entendermos as propriedades dessa substância que não a podemos ver, mas que é vital para a nossa sobrevivência. Sabemos e podemos facilmente demonstrar, através de experiências simples, que o ar pode ser sentido, ocupa espaço, tem peso, exerce pressão e pode até expandir-se.
terça-feira, 4 de novembro de 2014
As cores do arco-íris. "Nunca tinha pensado nisto..."
Depois de termos passado por todas as escolas do nosso agrupamento, fazemos um balanço bastante positivo desta atividade. Foi muito reconfortante ver a felicidade espelhada nos olhitos dos alunos ou nas palmas que batiam, quando apareciam as cores do arco-íris. Algumas das nossas colegas também manifestaram surpresa fazendo exclamações do tipo. "Nunca tinha pensado nisto..., que giro que é!"
Subscrever:
Mensagens (Atom)