quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Isaac Newton



Isaac Newton, um dos maiores cientistas de todos os tempos, nasceu em Inglaterra no ano de 1642 de uma família de proprietários rurais. As suas ideias deram origem à ciência moderna.
Foi Newton que durante o período que passou na sua aldeia natal para fugir à grande peste que destruiu  o país, fez grandes e importantes descobertas quanto à composição da luz branca. No entanto, ficou mais famoso pelo seu trabalho sobre a gravidade e o movimento. 
As suas leis do movimento são ainda hoje usadas pelos cientistas para compreenderem desde o movimento do átmo ao da galáxia...

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Como se forma o arco-íris



Para que apareça o arco-íris é necessário que brilhe o sol  numa parte do céu e que chova na parte oposta. Quando estamos de costas para o sol vemos um espectro de cores formando um arco.
O arco-íris forma-se pela refracção e reflexão dos raios solares nas gotas da chuva. Depois de chover, o ar está húmido, rico em gotas de vapor aquoso. Os raios solares atravessam esse muro de pequenas esferas de água que refletem a luz decompondo-a nos seus elementos.
L


Graças a este fenómeno, os nossos olhos podem distinguir as cores básicas que compõem a luz; as sete cores que vemos sempre na mesma ordem desde fora para dentro do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.


Que forma tem o Arco-íris?

Se não existisse uma superfície o arco-íris ver-se-ia como um círculo de cores. Se o vês de um avião que voe a uma altura suficiente, o arco forma um círculo completo. A superfície da terra corta o circulo ao meio, formando o que vemos como um arco de cores.
A forma do arco deve-se à maneira em como a luz penetra nas gotas e é refractada em certos ângulos. 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O arco-íris

Questão-problema: Como aparece o arco-íris?

Objetivo: Verificar que a luz do Sol é composta por luzes de muitas cores.


Material a utilizar:

* Uma taça larga
* Uma lanterna
* Um espelho
* Água
* Plasticina
* Uma folha de cartolina branca

Procedimento:

Encher a taça com água;
Colocar o espelho dentro da taça, encostado a um dos lados, prendendo-o com plasticina aos bordos da taça para não escorregar;
Ligar a lanterna e apontar a sua luz para a parte do espelho que se encontra submersa ou virá-la para o Sol;
Colocar a folha de cartolina branca na trajetória da luz refletida pelo espelho ou virar a taça (e, portanto, o espelho), para uma parede branca e observar.

Resultados:

Observa-se, na folha ou na parede, as sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Ano Letivo de 2014/2015

Começa um novo ano e com ele um novo projeto: Ciência na Escola

O projeto que nos propomos implementar comporta duas vertentes:
uma científica que parte sempre de uma questão-problema à volta da qual vamos 
desenvolver uma investigação recorrendo ao método científico e outra transversal que será desenvolvida em articulação com os professoras titulares da turma e de apoio das escolas envolvidas.
Na vertente científica, o aluno é colocado perante um trabalho prático investigativo com recurso a um protocolo onde terá de:
* Identificar o problema que está a investigar;
* Controlar a experiência através de variáveis independentes (o que vamos 
mudar);
* Controlar a variável dependente escolhida (o que vamos medir);
* Registar os dados (através de tabelas, quadros, gráficos, desenho, ...) 
* Formular hipóteses (o que pensamos que vai acontecer e porquê);
* Conclusão (o que aconteceu e porquê - respondendo à questão-problema inicial).