segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Estado de divisão do gelo influencia o seu tempo de fusão?


Apresentámos aos meninos três cubos de gelo de igual massa:
-um cubo de gelo manteve-se inteiro;
- outro cubo de gelo partiu-se em três ou quatro pedaços com ajuda de um martelo;
- o último cubo triturou-se.
Colocámos os três a fundir ao mesmo tempo e à mesma temperatura e começou-se a medir o tempo.
Os alunos deram opiniões pessoais, fazendo o respectivo registo.
Por fim verificou-se que o cubo de gelo triturado foi o primeiro a fundir, seguindo-se o cubo de gelo partido e só mais tarde o cubo de gelo inteiro.

Concluímos que : quanto maior for o estado de divisão, menor é o tempo de fusão.



























terça-feira, 24 de maio de 2011

Explorando…”Factores que influenciam o tempo de fusão do gelo”

Iniciou-se esta aula partindo da anterior e com um breve diálogo sobre o quotidiano das crianças.
Foi colocada a questão -problema: “A massa de um cubo de gelo influencia o seu tempo de fusão?”
Procedeu-se ao registo daquilo que se ia mudar, o que se ia medir, o que iríamos manter e como, por fim o que íamos fazer e como, assim como o material necessário para a realização da experiência.
Seguiu-se o registo das opiniões pessoais, sobre o que pensavam que ia acontecer.
Realizou-se a experiência, começando por pesar os dois cubos de gelo (um com menor e outro com maior massa), registou-se a hora exacta e foram postos à mesma temperatura ambiente para fundir. Enquanto se esperou que os cubos de gelo fundissem, os alunos deliciaram-se com um gelado e outros com sumo refrescado com cubos de gelo.
Fez-se o confronto das previsões feitas com as observações registadas.
Concluímos que para a mesma temperatura, quanto maior for a massa do cubo de gelo, maior é o tempo necessário para a sua fusão completa.






























terça-feira, 17 de maio de 2011

Explorando..." Mudanças de estado físico."

Com estas experiências iniciámos a actividade B Explorando... "A inversão dos processos de solidificação e de fusão no caso da água."
Após um diálogo sobre as vivências das crianças com situações que envolvem a solidificação e fusão da água, quando utilizam o congelador para obter gelo, ou quando colocam a garrafa de água para ficar mais fria e ela congela..., colocámos as questões- problema:
- " Depois de solidificar ou de fundir, a água pode voltar ao seu estado físico inicial? E o que acontece à massa e ao volume de água quando muda de estado físico?"
Fizemos a experimentação e o confronto das previsões feitas com as observações registadas. Concluimos que depois de solidificar ou de fundir, a água pode retomar o estado físico inicial, através de alterações de temperatura adequadas. A massa de uma dada amostra de água permanece constante e o seu volume varia quando ocorrem as mudanças de estado líquido - sólido e sólido - líquido.