segunda-feira, 28 de março de 2011

" QUAL O EFEITO DA HUMIDADE E DA LUZ NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE FEIJÃO?"

Colocámos sementes de feijão em vários recipientes, dentro de mini- estufas: Recipiente A- Sobre papel pardo, húmido, exposto à luz; Recipiente B- Sobre papel pardo, seco exposto à luz; Recipiente C- Sobre papel pardo, húmido, às escuras; Recipiente D- Sobre papel pardo, seco às escuras; Depois de alguns dias de observações, verificámos que as sementes de feijão só germinam se forem regadas com água e tanto germinam à luz como na obscuridade (local escuro).
















segunda-feira, 14 de março de 2011

Como são constituídas as sementes?

Começámos pela recolha, sistematização e discussão das ideias prévias das crianças sobre o assunto.
Seguidamente explorámos a constituição da semente, destacando, observando e identificando o tegumento, o embrião e os cotilédones.
Usámos sementes grandes como a fava ou feijão de grandes dimensões, de modo a facilitar a remoção do tegumento, sem danificar os cotilédones, e a separação destes sem danificar o embrião.
Utilizámos a lupa nas diferentes observações.

















terça-feira, 1 de março de 2011

Como se comportam sementes diversas quando colocadas em água?

Dando continuidade ao estudo das sementes, realizámos mais uma actividade experimental. Desta vez a questão problema era: “Como se comportam sementes diversas quando colocados em água?” Partindo das opiniões dos alunos e registo das mesmas, passou-se à realização da experiência: Utilizaram-se dois recipientes (A e B) colocando no recipiente A sementes secas e no recipiente B o mesmo conjunto de sementes, a que se junta água até aproximadamente dois terços da sua altura. Foram feitas observações e respectivos registos ao fim da primeira hora, da terceira hora e passadas vinte e quatro horas. Por fim respondeu-se à questão problema:
“ Quando colocadas em água, as sementes têm comportamentos diferentes: podem aumentar de tamanho, modificar a cor, amolecer, rebentar o tegumento, afundar, flutuar, …”